quinta-feira, 1 de julho de 2010

Paixão por Montevidéu -dicas passo a passo

As dicas e texto são da Paola Barbieri, a mais nova integrante do Café Viagem!!!! Bem-vinda neguinha. 


quem ama montevidéo como a gente, vai amar essas dicas deliciosas pra um final de semana super romântico na nossa cidade maravilhosa. 

1. mesmo que você ainda não conheça mdv,
 fique em pocitos ou em punta carretas. pra mim são os dois bairros mais charmosos da cidade. cheios de restaurantes, bares e lugares lindos pra ver e rever.
 

2. dessa vez não deixe de 
levar cuia, termo e mateira. essa diquinha é básica pra se sentir um autêntico uruguayo. 


3.
 não tome desayuno no hotel. acorde, prepare o mate, pegue água quente no restaurante e vá pra rua explorar o bairro.
 

4. descobrimos
dois lugares ótimos em pocitos pra tomar café da manhã: o tradicional e sem palavras ml calentitas (21 de setiembro, pocitos) 
e o amaretto bakery café (21 de setiembro esq. roque graseras, tambien en pocitos). a media luna calentita é tudo de bom. pra mim, a melhor media luna do mundo, o clima é só aconchego, num ambiente de luz baixa, cadeiras confortáveis e com um cheirinho no ar de morrer de tão bom. a gente pediu dos cortados e 4 media lunas, dos rellenas e dos saladas. hum! já o amaretto é uma boutique de café. super contemporâneo. pedimos um combo com jugo de naranja, cortados y media lunas. acho o ml bem melhor, mas vale só pelo lugar.



5. caminhar, caminhar e caminhar por pocitos e punta carretas. tomando um mate, óbvio. os bairros são grudados um no outro e são lindos demais. cheios de casas lindas, calçadas largas, praças que dão vista pra rambla. feirinha na plaza villa biarritz. antiquários. várias pet shops cheias de novidades pra comprar pro seu cãozinho (como coleiras e guias feitas de couro uruguayo, um charme. compre). 

6. bom, depois de caminhar e matear, chegou a hora da primeira cerveja do dia. em pocitos, encontramos o 
bar 62 (chucarro esq. barrero). um lugar bem charmoso pra sentar no balcão, pedir uma cerveja e ficar olhando os móveis lindos do lugar. 
bem pertinho dali, descobrimos o pitangueiro (manuel pagola, 3211). uma mini parrilla gracinha, minúscula, com um balcão na rua, que foi onde tomamos a segunda cerveja do dia!

7. mas sábado não tem jeito: almoço é no sempre 
mercado del puerto. amo. adoro. tem que ir. o astral é incomparável, cheio de gente cantando, tocando tango, bebendo, rindo e se divertindo. e como fomos num final de semana qualquer, não tinham quase turistas, o que deixa tudo sempre melhor. o programa é sempre o mesmo: vários vacitos de medio y medio no balcão do roldós e depois assado de tira no el palenque. também no balcão.
 

8. bom, depois de sair borracho del mercado, você tem três opções: ou pára na rambla pra admirar a vista, ou vai comer um
 churros no parque rodo, ou vai tomar um café da oro del rhin na livraria yenny
 , (rambla esq. av brasil). e essa é minha dica: essa livraria tem várias filiais em mdv, mas essa em especial é um charme. pelo simples fato de estar na rambla, e ter uma mini oro del rhin dentro já tá valendo. 
9. jantar no francis (luis de la torre, 502. esq. josé montero, punta carretas). restaurante bem tradicional de montevideo, onde o próprio dono te atende na porta. o ambiente é ótimo. super agradável. esperamos nossa mesa sentados perto do barra (sempre na barra!) e tomamos um vinho delicioso sugerido por um dos atenciosos garçons. bom pra jantar, conversar e esquecer as horas. ah! e o cardápio ainda conversa com você.




10. domingo de manhã é dia de feira tristán narvaja (bem na frente a universidade da republica, na 18 de julio). quem já foi e quer fazer algo diferente, continue a descobrir pocitos e punta carretas. ou sente na rambla com o mate e fique por ali, olhando o movimento e curtindo um domingo de sol. ou ainda suba no faro e desfrute da linda vista da cidade. hum! saudades! 

11. almoço de domingo imperdível na la pulperia (lagunillas 448 esq. coronel mora, punta carretas). foi nossa melhor descoberta. é uma mini parrilla totalmente roots no meio de um bairro chique. são quatro balcões onde devem caber no máximo 20 pessoas. um lugar super simples mas muito charmoso. dizem as boas línguas que os donos do ricci fecham o restaurante e vão comer ali. a melhor tira de assado que eu já comi. tem que ir. 
12. comer postre e tomar té no cake's café (ellauri 1067, pocitos). uma casa de chá, cafés e tortas maravilhosa. clima super aconchegante e bem tradicional. vontade de passar a tarde ali, olhando as senhoras com suas jóias e casacos de pele, provavelmente lembrando dos tempos em que eram jovens. amo. 


13. continuar caminhando por las calles de montevidéo aproveitando cada minutinho. dá pra terminar o final do dia na rambla, contemplando o pôr do sol. 

14. jantar domingo de noite no 
ricci (joaquim nuñes 2884 esq. miñones, punta carretas). 
chique. atendimento ótimo. lugar maravilhoso e comida excelente. perfeito. não deixe de ir.

15. e pra se despedir tipicamente, almoçar segunda na la pasiva (aroocena) de carrasco. que é bairro a parte. parace que você está na praia. depois de comer panchos e tomar unos lisos, dê uma volta pelo bairro, anote e fotografe novos lugares pra quando voltar, aproveitar ainda mais.

18 comentários:

Carol Passuello disse...

Oi Alexandra!
Cheguei aqui através do Viaje mais por menos, e qual a minha surpresa quando descubro que você também escreve o Destemperadinhos, que comecei a seguir!
Também sou apaixonada por viagens, e sempre tem espaço para isso no meu blog!
Bjs

Jeferson Cardoso disse...

Os posts ficaram ótimos, recheado de boas dicas.
Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

Alexandra Aranovich disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

ai, demais
sou outra apaixonada!
dicas da paola
sempre as melhores :))
beijo

Anônimo disse...

Vou passar 2 dias e meio em Montevidéu e fico em dúvida se devo dar uma passeada em Punta del Este. Vale a pena fazer um passei de 1 dia em Punta? É fácil ir de ônibus e badalar por lá sem problemas? Ass.: Kátia

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Oi Kátia
Punta é sempre ótimo e pertinho de Montevideo (no máximo 2 horas). Mas o ideal mesmo é alugar um carro (com um mapinha na mão) e circular por tudo: Mansa, Brava, Bikini, Barra e, se ainda der tempo, José Ignacio. Abraços
Alexandra

Dacier Almeida disse...

A dica do Cake´s é valiosa. O lugar é excelente e as tortas são espetaculares. Pena que não se aguenta comer mais de uma. Os alfajores não são tão bons, mas esta não é a especialidade da casa. Vá de tortas. Sugiro a "crisis".

dimitri disse...

Estamos aqui agora, no mlcalentitas, e tomamos um desayuno de primeira! Provamos as de parmesao e a de relleno italiano, e maravilha! Recomendamos!

Felipe e Carol

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Que legal, Felipe e Carol. Uma ótima estada para vcs. Deve estar maravilhos. Depois comentem por aqui mais dicas. Abraços grandes
Alexandra

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Oi Dacier
Que bom que você gostou do Cake's. Vamos experimentar CEEERto a "crisis"assim que voltaramos para Montevidéu.

Abs

Itheme disse...

Ola!!!
Quando ainda estava fazendo os planos para ir a Montevidéu descobri este blog. Já serviu para abaixar bastante a ansiedade, visto que a maioria das pessoas não fala muito bem de lá.
Fui e amei! muito mesmo! concordo com o titulo totalmente, Paixão por Montevidéu! Cidade linda, tranquila, come-se bem as pessoas são todas imensamente gentis, hotel maravilhoso, nem a volta com problemas por causa de "las cenijas del vulcano" me chateou. Ja penso em voltar! Obrigado pelas dicas e pela sensibilidade,valeu! me ajudou muito, antes durante e por isso compartilho as impressões agora no depois.

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

OLÁ ITHEME
que bom que as dicas desse post ajudaram. E obrigada por retornar com um comentário tão querido e amável.
Abraços grandes
Alexandra

Alexandre disse...

Gostei muito das dicas. Estou chegando em Montevideu no sábado e vou seguir suas dicas. Depois comento na volta

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Oi Alexandre

Por favor, comenta mesmo. Assim já atualizamos se continua legal ou não.
Abs grandes e aproveita!!!!!
Alexandra

Marci disse...

Que bom ler seu blog... vou para Montevideo e estava ansiosa... pois ouvi alguns comentários desanimadores...

betho feliciano disse...

Já estive duas vezes em Montevidéo e olha que ando muito mas o que tem de dicas excelentes por aqui é maravilhoso!

Roberto Pinto disse...

Maravilhosas dicas gastronômicas, obrigado. Sobre um hotel simples, mas limpo e confortável, o que você me diz? Pocitos e Punta Carretas, ou nas cercanias da 18 de julio?

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Oi Roberto
Obrigada pelo seu comentário. Indico o Cala di Volpe em Pocitos (excelente localização). E o Esplendor de Montevidéo (no centro). Ah, já aproveito para avisar que este blog está migrou para o endereço www.cafeviagem.com Em poucos dias os posts do blogspot serão apagados. Sempre que quiser, consulte o novo endereço e deixe seus comentários e dicas.
Abraços
Alexandra

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Site Meter